No Dia do Gamer, um cenário promissor e desafiador emerge para o mercado de jogos digitais no Brasil. De acordo com a Pesquisa Game Brasil, 73,9% da população brasileira participa de alguma forma no universo dos games, com um crescimento de 3,8% em relação ao ano anterior. Para muitos, os jogos eletrônicos são uma das principais fontes de diversão, evidenciado pelos 85,4% de entrevistados que afirmam essa preferência.
O mercado de games brasileiro, que movimenta impressionantes R$ 13 bilhões por ano, está a caminho de se tornar um dos maiores consumidores de jogos no mundo até 2024, segundo o relatório da consultoria NewZoo. No entanto, essa ascensão revisita um problema crítico: a escassez de profissionais qualificados para atender à demanda crescente.
Um estudo da Game, Associação da Indústria Alemã de Jogos, revela que 90% das empresas do setor estão em busca de desenvolvedores para preencher vagas, destacando a necessidade urgente de especialização. Além dos programadores, há uma carência significativa em áreas como arte (68%), game design (59%), design de fases/conteúdo (56%) e game art (45%).
Esse déficit de profissionais qualificados é uma oportunidade e um desafio para a formação de novos talentos. Muitos jovens, embora interessados na carreira, enfrentam dificuldades para iniciar sua jornada devido ao custo e à falta de informações sobre como entrar no setor.
Para suprir essa demanda e oferecer oportunidades, a SoulCode Academy está investindo na capacitação de futuros profissionais de games. Após a primeira turma realizada para jovens da Barra do Sahy, no litoral norte de São Paulo, em parceria com o Instituto Verdescola, a edtech está lançando um novo Bootcamp em colaboração com a TNT Energy Drink, do Grupo Petrópolis. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site: soulcode.com/tntgames.
Fabricio Cardoso, CEO e sócio-fundador da SoulCode, vê a expansão para o mercado de games como uma oportunidade para fortalecer a educação digital inclusiva. “Educação digital inclusiva e diversidade são nossa alma e estão no nosso DNA. Entrar no segmento de games representa um avanço nas nossas trilhas de capacitação, abrindo novos caminhos para a empregabilidade e geração de renda”, afirma Cardoso.
Enquanto o mercado de games continua a crescer e a se transformar, a necessidade de profissionais qualificados nunca foi tão evidente. Com iniciativas como a da SoulCode Academy, há esperança de que o futuro do setor seja repleto de talento e inovação.