
Programa CreativeSP quer fortalecer internacionalização da indústria paulista de games, que já movimenta quase R$ 1 bilhão por ano
O Governo do Estado de São Paulo está com inscrições abertas até 6 de agosto para empresas interessadas em participar da Tokyo Game Show, no Japão, por meio de uma missão empresarial inédita do programa CreativeSP. A ação tem como objetivo inserir até dez empresas paulistas no mercado asiático de games, um dos mais relevantes do mundo. A feira acontece entre os dias 24 e 29 de setembro e marca a primeira incursão do CreativeSP no continente asiático.
Realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e pela InvestSP, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o CreativeSP oferece reembolso de até US$ 3 mil para cobrir até 50% dos custos com viagem das empresas selecionadas. Além disso, o programa promove rodadas de networking, consultorias e acompanhamento dos resultados obtidos nas missões.
CreativeSP mira o mercado asiático de games
A escolha da Tokyo Game Show reflete a ambição de consolidar São Paulo como um centro global de inovação e criatividade. “A presença de São Paulo na Tokyo Game Show consolida nossa estratégia de internacionalização da indústria criativa. Ao apoiar a inserção de empresas paulistas nesse circuito global, queremos ampliar oportunidades comerciais e posicionar o estado como um polo de excelência em tecnologia, criação e talento”, destaca Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado.
A missão à TGS será a oitava realizada pelo CreativeSP em 2025. Anteriormente, o programa já levou empresas para eventos como a Games Developers Conference (EUA), Festival de Cannes (França) e South by Southwest (EUA). Também estão programadas para este semestre participações em eventos na Alemanha, Finlândia, Escócia e Argentina.
Setor de games em SP já fatura quase R$ 1 bilhão
Com mais de 300 empresas e cerca de 6 mil profissionais empregados, o setor de games em São Paulo é o maior do Brasil, representando 30% dos desenvolvedores nacionais, segundo a Abragames. O mercado engloba desde jogos para celulares e consoles até plataformas online, e vem ganhando cada vez mais atenção de políticas públicas voltadas à economia criativa.
Em 2024, o CreativeSP realizou nove missões internacionais, envolvendo 103 empresas e gerando uma estimativa de R$ 725 milhões em novos negócios, além de mais de 6 mil empregos diretos e indiretos no setor cultural e tecnológico.
Como participar
As empresas interessadas devem se inscrever no site da InvestSP até o dia 6 de agosto. A seleção prioriza negócios com potencial de internacionalização e capacidade de representar a diversidade criativa de São Paulo em um dos maiores palcos globais da indústria dos games.