
Blizzard lança documentário sobre bastidores da acessibilidade em Diablo IV e reforça compromisso com inclusão de jogadores com deficiência visual, física e auditiva
No universo sombrio e impiedoso de Diablo IV, há agora espaço para todos. Em celebração ao Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, comemorado nesta quarta-feira (15), a Blizzard Entertainment divulgou um curta documental inédito que mergulha nos bastidores do desenvolvimento de recursos de acessibilidade do aclamado RPG de ação. Disponível no canal oficial de Diablo, o vídeo destaca o esforço de desenvolvedores, engenheiros e analistas para tornar Santuário um território acessível a qualquer jogador — independentemente de suas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas.
Mais do que uma peça institucional, o vídeo funciona como um manifesto silencioso: jogar também é um direito. E, para muitos, é também uma janela para o mundo.
“Queremos que todos se sintam acolhidos”
Entre cenas de reuniões de design e sessões de testes com consultores de acessibilidade, Drew McCrory, líder de design de acessibilidade de Diablo IV, compartilha a filosofia do projeto: “Nossa missão sempre foi criar um mundo onde todos pudessem viver a emoção de Santuário. Enquanto ainda há mais a ser feito, estou orgulhoso do que já conquistamos até o momento e animado para compartilhar esse olhar sobre como garantimos que todos os jogadores se sintam acolhidos, ouvidos e empoderados.”
O depoimento traduz uma mudança de paradigma na indústria dos jogos, ainda marcada por barreiras invisíveis — interfaces pouco intuitivas, comandos impossíveis para certos tipos de mobilidade, falta de suporte a leitores de tela ou ausência de legendas e descrição de áudio.
Design com empatia e escuta ativa
No vídeo, profissionais das mais diversas áreas mostram como ouvir as comunidades com deficiência foi essencial para moldar um jogo mais acessível. Entre os recursos destacados estão o sistema de alto contraste para jogadores com baixa visão, comandos customizáveis para quem utiliza equipamentos adaptados, e legendas personalizáveis para atender diferentes necessidades auditivas.
Não é um bônus, é uma base. Os times da Blizzard deixam claro que acessibilidade não pode ser um add-on — precisa nascer com o projeto, ser parte do alicerce criativo.
Blizzard e o futuro da acessibilidade nos games
A iniciativa de Diablo IV não é isolada. Nos últimos anos, a Blizzard tem reforçado seu compromisso com acessibilidade em títulos como Overwatch e World of Warcraft. A criação de equipes específicas para esse fim e o envolvimento direto com organizações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência mostram que a desenvolvedora tem consciência do papel social que os games exercem.
Mais do que derrotar demônios, a jornada de Santuário é agora também uma lição de humanidade — onde empatia, tecnologia e escuta transformam o impossível em jogo justo.
Ao final do curta, fica o convite não só para jogar, mas para repensar quem tem direito à diversão. E a resposta, segundo Diablo IV, é clara: todos.